quarta-feira, 11 de abril de 2012

Travessia Marins -Itaguaré 2012


Para o feriado da páscoa programávamos a travessia Rebouças – Mauá no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro. Como demoramos a enviar o pedido de autorização necessário para realizar esta travessia, tivemos que alterar nossos planos.
Tínhamos combinado que se por qualquer motivo não fosse possível nosso plano principal, partiríamos para a cidade Piquete e realizaríamos a travessia Marins - Itaguaré
Esta travessia, uma das mais tradicionais do montanhismo brasileiro, passa pelo Pico dos Marins (2.421 alt.), pelo Pico do Marizinho (2.410 alt.) e Pico do Itaguaré (2.308 do alt.). Há dois anos tive a oportunidade de realizar está travessia, aliás tinha sido a minha primeira de verdade. Justamente nesta, passei o maior perrengue com falta d’água, por isso seria interessante o retorno para verificar certas impressões.
Decidido o roteiro, partimos às 5 da manhã da sexta eu, Eduardo Bisan, Sandro e claro que ela não poderia falta, minha menina, minha parceira e melhor companheira Vivi. De outro canto da cidade partiram André, Vavá (um tcheco residente em nosso país) e Lissandra.
Por volta das 9 e meia da manhã chegamos à rodoviária de Piquete para encontrar com o Andre e Cia. Uma pausa para um café da manhã meia boca na rodoviária e mais uma parada para o Sandro terminar  de comprar seu jantar, partimos para o bairro dos Marins por volta das 10 e meia da manhã.
A única referência que eu tinha como tempo de caminhada era a que eu tinha feito anteriormente, por isso estava preocupado com o horário. Comentei com a Vivi que não podíamos partir depois do meio dia se não ficaria complicado chegar com luz natural.