quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Travessia Ponta da Joatinga - Eramos seis e um feriado de muito sol.


1 º Dia – De São Paulo a Praia de Sumaca, a saga para chegar em Paraty.
No mundo trilheiro o feriado de 7 de setembro é marcado pelo fim da temporada de montanha, pois o inverno termina no dia 21 deste mês. Contudo o aquecimento das águas do pacífico, causado pelo fenômeno de El nino, fez uma onda da massa de ar quente e seco se instalar na região sudeste e provocar um verão em pleno inverno.
Sabendo que as condições climáticas favoreciam mais uma trilha de praia do que as alturas das montanhas, escolhi, juntamente com a Vivi e a Carol,  a Região da Joatinga passar o feriado e finalmente realizar a mais famosa travessia de praia da região sudeste com tempo ótimo.
Como estávamos em três aventureiros precisávamos de mais uma pessoa para fechar o carro. Quando lançamos o roteiro, o André Muxagata se interessou, pois estava com planos para ir à região da Mantiqueira com sua namorada e achava que ela aguentaria uma trilha pelo litoral, já que estava iniciando nas atividades outdoor.
Ainda de ultima hora conseguimos convencer o Thiago Araújo a ir conosco neste clássico roteiro trilheiro. Nossa ideia era sair de madrugada para evitar o trânsito. Comigo seguiram Vivi, André e sua namorada Juliana.
Durante a viagem tudo estava correndo bem até que a cerca de 2 km da descida da serra que liga Ubatuba a Taubaté. O transitou parou por horas como eu nunca havia visto. Depois de horas parados, finalmente conseguimos descer a serra e encontramos com a Carol e o Thiago, que esperavam por nossa chegada.
Depois de abastecer seguimos direto à Cidade de Paraty. Depois de andar todo o cais e constatar que tínhamos poucas opções de barco, escolhemos pelo menor preço e mais lento também.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cicloviagem para a Barra do Una, ou pelo menos tentamos..

Legal esse lance de montar o blog e reunir todos os relatos, pois acabo lendo para uma ultima revisão e acabo relembrando esses momentos especiais... para estrear os roteiros de bike, segue essa cicloviagem para barra do una que fiz com a minha menina, que naquela época não era minha menina ainda ....

Roteiro realizado em 2009


Era para ser um final de semana calmo, pois cada integrante dos Sem Limites tinha uma programação diferente. Porém, alguns contratempos fizeram com que a trip que a Vivi tinha marcado para sexta feira de manhã fosse cancelada. Sendo assim, eu adiei a trilha dos macacos que fica aqui na Serra da Cantareira e embarcar para Barra do uma com ela.

Tentamos arrastar mais alguns bikers conosco, mas parece que nossa moral está em baixa e ninguém quis ir ou tinha como ir. 

Nos encontramos na Decatlon para comprar alguns equipos mecânicos que faltavam, mas como os preços estavam abusivos seguimos para uma Bicicletaria no Tremembé, eu de carro e a Vivi seguindo-me de moto. De lá partimos para o mercado para comprar os suprimentos necessários. Compras feitas, horário combinado, então, tudo pronto para a pedalada na manhã seguinte.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Circuito Vale do Rio Quilombinho e Rio Quilombo





da esquerda para direita : Vêve,  Lucas, Vivi, Ricardo e Jorge.
 Nosso objetivo para o final de semana era alcançar o cume da Pedra do Frade, localizada entre Angra, via Bananal, porém a minha cúmplice de atividades outdoor, dona Vivi, iniciou um tratamento para cuidar de uma lesão em seu joelho e tivemos que alterar os planos e procurar um roteiro mais tranquilo. Por isso, decidimos escalar no sábado no Visual das águas e domingo iríamos  numa trip exploratória pelo vale do rio Quilombinho (nome dado pelo Jorge por ser um afluente do rio Quilombo) e rio Quilombo pela região da Vila Paranapiacaba.

Sábado depois de escalar fui dormir cedo, pois teria que acordar às 6h00 da manhã no domingo. O despertador tocou e nem eu e muito menos a Vivi esboçamos qualquer reação em levantar, esperamos mais 5 minutos para saltar da cama.
Após engolir o café da manhã, fomos para a estação Brás pegar o trem que leva para Rio Grande da Serra, onde tomaríamos o ônibus que levaria a Vila de Paranapiacaba. O trem demorou um pouco e somado tempo gasto com nossa preguiça de levantar da cama, chegamos atrasados ao local de encontro.

Pico do Corcovado de Ubatuba - 3ª subida.

da esquerda para direita Thiago Araújo, Carol, Tiago Souza,
Robinson, Vivi, Eu, Luci, Diana e Vinicius. Foto: Luci

E novamente estávamos de partida para o Pico do Corcovado em Ubatuba, desta vez a turma era composta por eu, Vivi Mar, Diana Souza, Caroline Pedretti, Tiago Souza, Thiago Araujo, Robinson, Luci Rod e Vinicius.
Como de costume combinamos de dormir no campo de futebol na sexta e começaríamos a trilha no sábado o mais cedo possível. Como cada carro saiu em diferentes horários partimos eu, Vivi, Vinicius e Luci chegamos à cidade de Ubatuba e às 20h30 chegamos na Cidade de Caraguatatuba. Famintos, paramos para comer na primeira pizzaria que encontramos. A larica da galera era enorme e ninguém se preocupou se o lugar era bom ou não. Pedimos meia pizza de carne seca com queijo, cuja carne parecia frango e a outra metade de tão boa eu nem lembro o sabor.
Após essa “maravilhosa” pizza, seguimos para a praia dura. Chegamos ao local e não tinha ninguém acampado. Montei minha barraca e logo a Vivi entrou para invernar, enquanto eu apreciava a lua que iluminava todo o contorno da serra do mar inclusive o cume do corcovado.
Não tardei a sentir e me recolhi para o aconchego de meu saco de dormir e peguei no sono sem dificuldades. Acordei somente pela manhã e após um chamego na Vivi, sai da barraca para conversar com os demais. Após todos ajeitarem suas cargueiras, partimos rumo à trilha.